quarta-feira, 30 de março de 2016

15 minutos fazem SIM a diferença - Aprenda a aprender Inglês


Hey, guys!

Em meu livro "Aprendendo a aprender inglês" com lançamento previsto para este mês, falo também sobre a importância de manter contato DIÁRIO com o idioma. Na verdade, em quase todos os posts deste blog repito essa frase.


No entanto, nos meus mais de dez anos de experiência como docente, tive contato com diferentes tipos de pessoas, em sua maioria altos executivos, pois a maior parte do meu tempo eram para aulas em empresas, e pude perceber um padrão de comportamento: Perfeccionismo. Dessa maneira, 15 minutos para estas pessoas é muito pouco, e não o fazem por não acreditar que funciona. 

Estamos acostumados com o sistema educacional que vivenciamos quando mais novos, onde se despejava conteúdos em sala de aula e que o aluno deveria ficar horas a fio estudando tudo de uma vez para conseguir tirar boa nota na prova. Entenderam agora de onde vem esse padrão de comportamento que você adquiriu na infância e carrega em seu subconsciente até hoje como se fosse algo certo (mas não é!)?

Você com certeza sabe que após estudar horas a fio (para fazer a prova por exemplo), no dia seguinte (ou até mesmo após a prova!) você já não se lembra de quase nada? Sim, eu mesma já fiz isso, muitas e muitas vezes! Mas só após muitos estudos, experiências como docente e reflexões acadêmicas percebi que isso NÃO é ensinar e muito menos aprender.

Cheguei a esta conclusão:

"Menos é MAIS."

Estudar um pouco, nem que sejam apenas 15 minutos diários, fazendo revisões de conteúdos (através do método de repetição espaçada - saiba mais em meu livro!) e/ou adquirindo novos, você irá manter contato com o idioma e não irá mais esquecer. Com menos esforço e mais qualidade você irá, de fato, aprender. A palavra chave aqui é CONSISTÊNCIA.

No entanto, antes de finalizar, sinto a necessidade de tocar num assunto que pode ser polêmico ou que não irá agradar a maioria dos leitores. Falar sobre a REALIDADE.

Em nosso país, a maioria das pessoas, devido aos padrões culturais de nossa sociedade (sim, cultura, ambiente, tudo isso influencia em quem você é e como se comporta, inclusive, como você aprende) tem certas tendências, tais como:

1. Deixar tudo para o último minuto;
2. Se alguém pode fazer, então eu não preciso fazer;
3. Querer resultados rápidos sem o devido planejamento e esforço para tal, etc.

Que fique claro que isso não se aplica a todos os brasileiros, e que boa parte de nós é exatamente o contrário ou está no meio termo tentando se livrar das tendências do meio ambiente em que vive (é aonde eu me encontro!).

Levando isso em consideração, voltando para o assunto de construção de aprendizagem, você como estudante de inglês, deve primeiro se conhecer (suas forças e fraquezas, seus estilos de aprendizagem) e se esforçar para MUDAR

Sim, eu sei, mudar hábitos não é nada fácil. Mas não é impossível. Como fazer isso e melhorar seu desempenho nos estudos? Leia meu livro que irá ser lançado em breve! Enquanto isso, reflita e qualquer dúvida deixe um comentário aqui no blog ou entre em contato que terei prazer em atender!

Essa mudança de paradigmas, quebrar velhas crenças é a MISSÃO e grande diferencial que trago ao fundar o ESP English Institute e aproveito para lhe fazer um convite de participar de aulas demonstrativas gratuitas e conhecer melhor nossa proposta. 

Compartilhe esta postagem e concorra a uma semana de aulas grátis! Inscreva-se aqui: http://goo.gl/Mkmxrq


Regards,

Damiana Bem
CEO
ESP English Institute





Nenhum comentário:

Postar um comentário